quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Comunidade Organizada RF2etapa4: Reunião com os "Pioneiros" da Etapa 4


Brasília, 16 de agosto - O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), junto com Secretaria de Saúde do DF e o Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou um evento voltado para os cuidados com a saúde do homem, no Núcleo Regional de Limpeza Sul – na Avenida das Nações. Os trabalhadores do SLU tiveram a oportunidade de conferir como está a saúde, além de receber orientações sobre prevenção de doenças. A abertura do evento contou com a presença da Primeira Dama do DF, Ilza Queiroz, do Diretor Geral do SLU, Gastão Ramos, da Subsecretária de Atenção Primária, Dra Rosalina Sudo, e da Diretora do Cerest, Elenai de Alencar.
Em sua fala, Gastão Ramos destacou a importância do evento e reafirmou que essa iniciativa será estendida para outros núcleos, visando atender o maior número de trabalhadores possível. “Hoje conseguimos chamar a atenção dos servidores para a sua saúde e pretendemos colocar este evento no calendário oficial do SLU, pois ações desse tipo são fundamentais”. Já para a Dra Rosalina, essas atividades externas aproximam a secretaria da população. “Nesses eventos conseguimos realizar testes preventivos, que indicam ou não a necessidade do trabalhador procurar um médico especialista”.
A programação incluiu avaliação dermatológica, vacinação (calendário do adulto), teste rápido de hepatite B, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e glicemia. Também foram realizados testes auditivos, exames de acuidade visual e pressão intraocular, avaliação da capacidade respiratória e orientações sobre tabagismo. A equipe da dermatose ocupacional fez a avaliação de pele dos trabalhadores do SLU para identificar problemas dermatológicos relacionados ao trabalho. Além disso, foi distribuído um folheto informativo sobre a rede de atendimento à população masculina no Distrito Federal.
Mais de 300 servidores do SLU passaram pelo local durante toda manhã. O servidor Moacir Navarro saiu satisfeito do evento. “Fiz o teste de hepatite e verifiquei minha pressão. É muito bom poder se cuidar, pois trabalho carregando lixo pesado e estava precisando disso.” Já José Lins de Carvalho, auxiliar de limpeza, reforçou a importância dos testes preventivos. “Gostei muito de ter a oportunidade de fazer exames, e, principalmente, de saber que está tudo certo”.
A ação contou com a participação de equipes do Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Gerência de DST/Aids, Diretoria de Vigilância a Saúde (Divep), Programa Saúde do Homem, Programa de Combate ao Tabagismo, além da assessoria de eventos externos da SES e do apoio do Núcleo de Capacitação e Avaliação (NUMES) do SLU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário